terça-feira, 6 de março de 2018

Dar ou não dar?!


As novas tendências da psicologia afirmam que quando o mano mais novo nasce "deve" trazer um presente para o mano mais velho; para minimizar um pouco a intromissão no seu reino onde até agora era o único. Lembrei-me disto há pouco tempo, atrapalhada por ainda não ter pensado na surpresa, até que dei comigo a pensar que sempre que a ideia de voltar a engravidar depois de três anos e meio de Francisco surgia, um dos principais argumentos a favor era o quão maravilhoso seria poder dar ao Francisco um/a companheiro/a para a vida toda! Haverá maior presente do que este? Todos os outros que se compram nas lojas parecem-me tão pequenos... Dir-me-ão que as crianças não têm este pensamento, nem se apercebem logo da magnitude de ter outro ser a partilhar tudo o que antes era deles em exclusivo (os brinquedos, a atenção dos pais, os espaços da casa...) mas tentar compensá-los com um objecto aquando o nascimento do mano por todo o esforço de adaptação que eles vão ter de fazer para se sentirem bem agora numa família de quatro, não sei se será a melhor estratégia. Não me estou a ver a comprar presentes de todas as vezes que ele ficar frustado com a sua nova condição! Não deveria ser o mano mais velho a entregar presentes ao mano mais novo que chega imaturo e chorão?

Sem comentários:

Enviar um comentário